A Beatriz Almeida nasceu em 1999, em Braga, onde se formou com o 8º grau de Violoncelo no Conservatório de Braga. Mudou-se para Lisboa, para se licenciar na ESTC (Ramo de Atores), e daí seguiu para o Mestrado em Tradução na FLUL – que terminou em 2023.
Os seus pais sempre incentivaram e cultivaram a presença da música portuguesa e/ou cantada em português. Sendo luso-brasileira, sempre que ia visitar a família materna ao Brasil, trazia de lá a descoberta de um novo artista que a inspirava e maravilhava.
Dos tempos do conservatório, do que tem mais saudades é de tocar em orquestra. Porém, na licenciatura, descobriu o gosto por criar e interpretar bandas sonoras para peças de teatro. E assim o tem feito. Para além disso, é atriz na companhia Teatro do Biombo – uma companhia de teatro para bebés e primeira-infância. Foi também na licenciatura que criou, com dois amigos, a banda HERA – na qual é vocalista, letrista e co-compositora.
Por gostar de cruzar caminhos com outros artistas musicais, Beatriz fez parte da equipa criativa do EP da Mariana Rebelo e co-interpretou a balada rock “Where You Are”, tema original da banda Jesus or a Gun.
Mas, como quase todos os artistas trabalham de noite, de dia, o alter-ego de tradutora entra em ação, e Beatriz trabalha maioritariamente com tradução técnica e audiovisual. Traduziu e legendou, recentemente, o filme português “O Mistério do Colar de São Cajó”, realizado por Manuel Pureza.
Depois de “UmPretexto para cantar estas Canções”, rubrica que criou nas suas redes sociais, onde, acompanhada pelo seu violoncelo, fazia a sua abordagem a canções de outros artistas, chega agora “Mini Canções”, rubrica de mini canções que a Beatriz vai escrevendo sobre temas que a visitam no dia-a-dia.
"Até quando"
No dia 8 de março de 2024, lançou o seu single de estreia “Até Quando”, um hino de lamento e revolta, que reflete sobre a violência contra as mulheres e a desigualdade de género, e que dá início a uma carreira cantada em português, num estilo pop independente que ainda está a descobrir a sua estética.
música
ídolos
Em 2022, aventurou-se no concurso televisivo “Ídolos” da SIC, no qual alcançou o 4º lugar. Após o programa, foi convidada pela humorista Joana Marques a participar nos espetáculos “Extremamente Desagradável nos Coliseus”.