Mariana Rebelo nasceu em 1997, em Carregal do Sal, onde viveu até aos 18 anos.
Estudou violino no Conservatório de Música e Artes do Dão até ao 5.º grau e Artes Visuais no ensino secundário. Paralelamente, estudou teatro musical numa disciplina extra-curricular do Conservatório e prosseguiu os estudos na licenciatura. Estudou Teatro – Ramos Atores, na Escola Superior de Teatro e Cinema e, no 3.º ano do curso, fez Erasmus na Real Escuela Superior de Arte Dramático em Madrid na vertente de Teatro Musical.
Em 2020, iniciou o Mestrado em Artes Cénicas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Depois de terminar o curso de Teatro, já enquanto atriz profissional (e licenciada!), participou em espetáculos teatrais com as companhias “Companhia Emergente”, “Teatro à faca”, “Teatro Bastardo”, “Companhia Trigo Limpo Teatro Acert”, entre outras. Atualmente, é atriz e cantora num espetáculo infantil da companhia Plage.
Para além do teatro e da música, é apaixonada por crianças e pela liberdade e inocência que transmitem, e, por isso, leciona Teatro a alunos do jardim de infância.
Apesar de um pouco insegura com a sua escrita, a Mariana usa as notas do telemóvel ou um caderno para escrever pequenos versos ou pensamentos soltos de temas, que lhe fazem sentido desabafar. Daí surgiram várias ideias para os temas e as letras do seu EP de estreia.
Como artista, divide-se entre o teatro e a música e, dentro de cada um deles, pretende continuar a desempenhar diversas funções. Cantora, letrista, atriz, dobradora, assistente de encenação, produtora e até backvocal – como já foi em dois concertos da banda “Atalaia Airlines”, no Super Bock em Stock e na SMUP.
Em 2022, foi convidada pelo artista Gamory, para compor e interpretar um tema para o seu EP “NOCTIS”, desta parceria nasceu o tema “LUSCO-FUSCO”.
A Mariana Rebelo acredita que a arte tem o poder de nos curar e de nos levar a sítios bonitos, ou de nos fazer sentir coisas que só ela, a arte, é capaz.
ep "canto solto em parte incerta"
“canto solto em parte incerta contém cinco canções em português relacionadas com a descoberta do eu artístico, o espaço que este ocupa, a superação, o humor e a alegria, o rancor e a raiva e até a procrastinação ou o prazer de estar sozinha. Entre uma musicalidade mais leve e dançante, desde baladas a canções mais intensas, o EP explora as minhas diferentes facetas enquanto artista.”
música
Versões Acústicas do EP
the voice Portugal
Em 2020, participou no “The Voice Portugal”, onde chegou à semi-final na equipa do António Zambujo.